terça-feira, 13 de novembro de 2007

MINI-CURSOS (Sala Maracatu)

Título: Associativismo, Cooperativismo e Economia Solidária
Entidade: Prefeitura do Recife
Responsável: Luiz Alves (alves_luiz@bol.com.br / 3224 7872)
Data: 30.11 e 01.12.2007 (sexta e sábado) / Horário: 8h30 às 12h30 (Sala: Maracatu – Número de Vagas: 20)
Objetivos
Contribuir para a ampliação dos conhecimentos em Economia Solidária dos empreendedores do Estado de Pernambuco.
Plano de Aula
(1° Dia)
- Discussão sobre os modelos de organização solidária dos trabalhadores, incluindo histórico com principais causas e suas respectivas conseqüências.
- Economia Solidária como alternativa dos trabalhadores ao desemprego
(2° Dia)
- Modelos associativistas e cooperativistas

Título: Formação de Tecnologias Sociais e Ambientais da Economia Solidária
Entidade: Ciranda Solidária – Rede Economia Solidária de Olinda
Responsável: Thomas Enlazador (3326 6771 / ecopedagogia@gmail.com)
Data: 30.11 e 01.12.2007 (sexta e sábado) / Horário: 14h às 18h (Sala: Mangue – Número de Vagas: 30)
Objetivos
- Difundir novas práticas alternativas da economia solidária que perpassem por uma consciência ecológica e sejam autônomas e endógenas na sua forma de desenvolvimento.
- Capacitar coletivos para a criação de mercados de trocas em suas comunidades
- Mostrar alternativas de consumo sustentável e sensibilizar para práticas que fomentem a cidadania planetária.
Plano de Aula
Curso com Dinâmicas de Grupo para A Sensibilização e Conscientização das Ferramentas que Integram Ecosol e Ecologia, dar-se-á em 3 Módulos utilizando recursos de apresentação em data-show e pequenos vídeos documentários, a didática será participativa integrando os educandos para a formação de redes.
O modulo de MTS culminará na práxis do mercado durante o festival, sendo os participantes co-gestores das trocas
(1° Dia) Consumo crítico, ético e solidário
1.a – Introdução e diferenças nas distintas modalidades de consumo;
1.b – Analise crítica do consumismo;
1.c – Histórico das grandes transnacionais e seus impactos;
1.d – Impacto e a degradação proveniente da criação de gado;
1.e – A máfia dos venenos (multinacionais agroquimicas e seus impactos);
1.f – O universo infantil descartável;
1.g – A capitalização do feminino;
1.h – Alternativas para minimização da pegada ecológica no planeta.
(2° Dia) criação de mercado de trocas solidário e moedas sociais complementares
2.a – Filme sobre mercado de trocas na argentina e curta da SENAES
2.b – Histórico sobre a troca clássica
2.c – O dinheiro
2.d – Introdução sobre a moeda solidária (usos e diferenças)
2.e – A construção de um mercado de trocas
2.f – A expansão dos mercados de trocas
2.g – Como implementar um MTS em sua comunidade (passo a passo)
2.h – Dinâmica de trocas durante o encontro

Título: Plano de Negócios para Empreendimentos Econômicos Solidários
Responsável:
Marcelo Rodrigues da Silva (rodrigues-ms@hotmail.com / 8846-1371)
Data: 29.11 a 01.12.2007 (quinta a sábado) / Horário: 14h às 18h (Sala: Maracatu – Número de Vagas: 20)
Objetivos
- Desenvolver de maneira participativa o plano de negócios numa perspectiva autogestionária do trabalho coletivo;
- Criar ambientes coletivos saudáveis para o desenvolvimento do projeto cooperativo;
- Descobrir formas sustentáveis de viabilidade de negócios na linha da economia solidária;
- Viabilizar negócios que potencialize o conhecimento tácito da localidade.
Plano de Aula
(1º DIA)

Dinâmica de acolhimento
- Apresentação da turma:
Dinâmicas
1. Para apresentação da turma: distribuição de balas em pares para que cada um possa apresentar o outro que está com a bala igual a sua;
- Apresentação e discussão do conteúdo;
- Contrato de convivência – breve;
Objetivo
Apresentar e discutir as questões do mundo do trabalho globalizado, relações de gênero e economia solidária.
Desenvolvimento
O mundo do trabalho – relações de trabalho no mundo globalizado, relações de gênero e economia solidária;
Definições e conceitos chaves para negócios da economia solidária;
Pesquisa em grupo - formação de subgrupos organizados: distribuição de quantidade de cartões X com figuras de animais de modo que cada um procure seu parceiro e emita um som e se aproximem.
- Todos sairão da sala de aula e pesquisarão junto aos empreendedores do V Feps. Pergunta: como iniciaram no negócio e como conheceram a economia solidária? Contar a trajetória do empreendimento coletivo, dificuldades, superação, momentos felizes e situação atual.
3. Intervalo;
4. Elaboração de painéis e apresentação das experiências;
5. Discussão e considerações sobre os trabalhos apresentados.
Avaliação
Aprendizado, troca, sentimentos, criticas.
Os cursandos trarão objetos pessoas de valor sentimental para falar sobre ele no dia seguinte. Histórias de vida, desafios superados...
(2 º DIA)
Dinâmica de acolhimento
- Refletir sobre as experiências negativas já vividas pelo grupo que tentou realizar um negócio e a falta de motivação;
- Rápida apresentação dos objetos e reflexão sobre a questão de identidade e sentimento de pertencimento.
Leitura do texto: e a vaquinha foi pro brejo ou aprendendo a planejar;
Discussão do texto;
Objetivo
Discutir e criar uma proposta de plano e ação para o negócio desejado;
Desenvolvimento
Exposição sobre as várias formas de economia solidária e que devemos considerar quando pensamos num negócio – as diferentes dimensões do negócio: ambiental, econômica, organizativa, de inovação tecnológica e articulação.
Trabalho em grupo:
- Cada subgrupo desenvolverá, sob a orientação do facilitador, o seu negócio considerando os vários aspectos da vida produtiva no empreendimento e as diversas vertentes para o desenvolvimento do negócio coletivo sustentável;
Intervalo;
- Apresentação e discussão dos trabalhos;
Avaliação
Fazer fechamento em plenário na perspectiva da consolidação da aprendizagem, chegando ao consenso e compartilhando idéias.
(3º DIA)
Dinâmica de acolhimento
- Qual a importância do planejamento para o negócio?
- Formando uma opinião política sobre a questão de formação do empreendimento associativo.
Objetivo
Discutir e criar uma proposta de plano sistematizado e ação para o negócio;
Desenvolvimento
O negócio quando não tem planejamento: conseqüências do não planejamento e suas interfaces;
As diferentes formas de organização (cooperativa, associação, empresa e sindicato);
Apresentação de roteiro básico para elaboração de projeto;
Metas a atingir
- Estabelecer roteiro básico para a elaboração do projeto coletivo;
Avaliação
Exposição individual sobre a importância da capacitação através da teia de barbante.

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